Beleza de Gueixa
Pele branca, olhos bem delineados e lábios em formato de coração. A maquiagem impecável das tradicionais gueixas do Japão, por quase dois séculos, popularizou a beleza exótica das orientais. O que ninguém imagina é que uma gueixa levava no mínimo duas horas para se produzir!
Hoje para realçar os olhinhos puxados tão marcantes e a pele aveludada de boneca não é mais necessário usar farinha de arroz e nem tanto tempo assim, mas algumas técnicas ainda continuam valendo para criar um makeup mais moderninho.
Tudo começa com o côncavo, é ele que vai definir a expressão do olhar. E é justamente essa a grande dificuldade das orientais, a ausência do côncavo.
O côncavo fica entre a pálpebra móvel e o arco da sobrancelha, a parte mais funda do olho. Como a pálpebra das asiáticas é pequena e mais gordinha, é preciso criar um côncavo fake. A técnica do cut crease, que serve para marcar a dobra do olho funciona super para isso!
Comece localizando o meio da pálpebra. Marque com um lápis ou uma sombra e depois esfume. A sombra marrom é a ideal, pois diminui o volume acentuado nas pálpebras. O importante para as japonesas e a regra serve para as coreanas e chinesas é esfumar bem o côncavo sempre com cores escuras para dar mais profundidade.
Uma sombra clara no canto interno até o meio da pálpebra móvel é muito bem-vinda para garantir um olhar mais iluminado e pode ser usada abaixo da sobrancelha também.
O terceiro passo para deixar qualquer mestiça de olhos bem abertos é a aplicação da sombra preta no cantinho externo do olho. Se preferir pode usar o smoke eyes, que é o
make pretão ou marrom esfumado.
Lápis branco na linha d'água, curvex e cílios postiços aumentam o olhar e são produtinhos perfeitos para quem tem olhos pequenos.
Para valorizar ainda mais o look oriental, nada melhor que a famosa técnica do contorno. Rosto arredondado e bochechas salientes são características predominantes nas mulheres japonesas e descendentes. A dica é aplicar um pó compacto mais escuro nas extremidades do rosto e blush nas cavidades abaixo das bochechas em direção as têmporas para afinar os traços. A base deve ter um fundo amarelado para seguir o tom característico da pele.
Nos lábios, batom vermelho e tons de vinho combinam para aumentar e desenhar o contorno na boca. E muito, muito gloss e brilho labial!
E se você não é japonesa, mas quer ficar parecida com uma, basta se jogar no delineado gatinho, é só ficar atenta ao formato dos olhos. Olhos pequenos, por exemplo, pedem traços mais longos que finalizam em triângulo.
Inspire-se! Crie makes diferentes e arrase por aí com o look japa girl!